sábado, 8 de dezembro de 2012



  Existe um mito de que a velhice seja uma etapa de restrições, privações e sofrimentos, o que é uma inverdade, pois os idosos podem gozar de bem estar e saúde até o final da vida, tudo vai depender da forma como viveram e como cuidaram de si mesmos ao longo dela. As doenças podem surgir em qualquer fase da vida, o que ocorre nesta fase são algumas limitações que, se bem administradas, não impedem que o idoso tenha uma vida plena, saudável e feliz. A chegada na terceira idade traz consigo muitas perdas e mudanças.
   Com a aposentadoria ocorre a perda do trabalho, algo ao qual o idoso dedicou boa parte de sua vida; além disso, em muitos casos, também existe a diminuição do poder aquisitivo o que gera mudanças no padrão de vida, nem sempre muito bem aceitas; é comum nesta fase a perda de amigos e parentes, o que leva o idoso a refletir sobre a chegada da sua própria morte; surgem também as limitações físicas próprias da idade tais como dificuldades perceptivas, sensoriais e de memória, além da lentidão dos movimentos, da diminuição da força muscular e da coordenação motora; nesta fase da vida a própria sociedade, assim como a família, tendem a segregar o idoso, vendo-o como uma pessoa improdutiva e sem valor. Estes fatores podem levar o idoso a um quadro de apatia, de inatividade, de desinteresse e desânimo em geral.
  
  É comum, nesta fase da vida, o aparecimento da depressão, o problema mais comum na terceira idade, embora ela não seja uma doença característica desta fase da vida. Ela surge em função do idoso não saber lidar ou encarar de forma positiva estas mudanças que fazem parte de  sua vida. A depressão significa, em última instância, sentir-se sem saída diante de um determinado conflito, problema ou situação, o que pode gerar muito sofrimento e dor. Pessoas com baixa autoestima, que sempre veem a si mesmas e o mundo com pessimismo, que são facilmente sobrecarregadas pelo estresse, que não aceitam envelhecer e que não encaram a diminuição da vitalidade como algo inerente à idade são propensas a apresentar depressão, assim como pessoas que não aceitam a realidade como ela é! A depressão é uma doença e requer tratamento médico e psicológico.


  Os idosos podem gozar de bem estar e saúde até o final da vida, tudo vai depender da forma como viveram e como cuidaram de si mesmos ao longo dela. As doenças podem surgir em qualquer fase da vida, o que ocorre nesta fase são algumas limitações que, se bem administradas, não impedem que o idoso tenha uma vida plena, saudável e feliz.

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário